sábado, 8 de outubro de 2011

Supostas contradições do gênesis


Caros amigos, irmãos, etc, recebi numa comunidade orkutiana, alguns questionamentos a respeito da bíblia, suposições de que as sagradas escrituras, desde o gênesis iniciavam com contradições e erros. Eu respondi com muito zelo, todas as questões, com base no pouco que sei desse livro que me fascina e em defesa de sua veracidade.
Aqui, neste texto, minhas respostas. Aos que tiverem vontade e acharem por bem, leiam, pois,  são respostas a questões muito interessantes e no mínimo curiosas. 

Seguem abaixo, as perguntas que me foram feitas e logo após estas, a minha réplica: 

Junie:
 Tenho lido sobre a gênese e minha cabeça está entrando em parafuso.
 A história de Adão e Eva.
 Deus criou um jardim e colocou várias árvores e disse a Adão: vc pode desfrutar de tudo aqui e colocou 2 arvores: "a da vida" e "do conhecimento do bem e do mal". Disse que Adão poderia usar tudo menos a do bem o do mal.
 Não seria mais racional, Deus criar a tal árvores proibida com 20 m de altura? Não precisava nem proibir porque Adão nem iria calcançar né?
 Se o jardim do Edem era um lugar de paz, onde o homem tinha tudo, onde não faltava nada, pra que Deus criou a serpente pra fazer toda merdeira que fez??? Não tem razão nenhuma. 
 pensando na serpente, primeiro: era uma serpente falando, e outra: se a serpente era tão sabida, porque ao invés de dar o fruto da arvore do conhecimento a Eva, ela mesmo não comeu pra ficar sabidona? Então a serpente não era tão sabida nem astuta como é falado lá na bíblia.
Junie:
Outra coisa: Diz que qdo Adão e Eva estavam escondidos, depois de comer o fruto da tal árvore Deus chegando perguntou: Adão onde estás?? 


Ora, se Deus sabe tudo, como naquele momento ele não sabia onde Adão estava??

Ele tinha que perguntar: Adão porque vc está se escondendo, se eu sei de tudo?
 21 jul (4 dias atrás)
Junie:
se a serpente teve como castigo rastejar pelo chão o resto dos tempos, o que fez a minhoca pra ficar no fundo da terra?

 Teu
 bíblia é um grande 'compêndio' de fairy tales...

Só pra começar, ela incentiva o incesto, prática tão mal vista -- pra não dizer proibida -- entre os católicos e pessoas de bom senso. Incluo-me nisso! Mas na bíblia consta e, pior, que a Humanidade começa assim...

Já professei muitas crenças religiosas; já estudei a bíblia sob diversos ângulos! Mas nem assim me convenço de que é simplesmente um livro escrito por homens...
Nada além!

Teu
É, realmente rsrs, Adão e Eva tiveram filhos e esse tiveram filhos com seus irmãos...
.
Adão viveu 930 anos, afff muito tempo, deve ter enjoado de tanto fazer a mesma coisa todo dia..
 24 jul (1 dia atrás)


Junie
Pior não é isso.
Caim matou Abeu e depois foi pra uma cidade e desposou não sei quem. Ué, se a familia era só os 4, ele casou com quem? Com a macaca? Cadê os religiosos moralistas dessa comuna? Aqueles que dizem que homossexualismo é coisa do capeta? Perdem tanto tempo atacando homossexuais, mulheres e abortistas que nem querem se contradizerem.
 24 jul (1 dia atrás)

Junie
Na verdade não eram só os 4. Adão e Eva tiveram Caim, Abel, Sete, e mais outros filhos e filhas.
.
Mais mesmo assim, o incesto foi inevitável..
.
Essa história é muito estranha..
 24 jul (1 dia atrás)


Dicole
Outra coisa, uma vez vi uma reportagem que dizia que os religiosos afirmam que existimos somente a 10.000.. 
A tah, mesmo com ajuda da evolução, surgiu Adão e Eva e agora temos brancos, negros, amarelos, japoneses??
.
Acho que são muitas mudanças genéticas, para um tempo tão "curto"

Teu   
Mas continuo querendo entender esta parada de incesto na Bíblia, pois ainda que tenha sido escrito por metáforas --Jesus as usava em suas pregações -- nunca, jamais, em tempo algum, um pastor ou padre ou seja lá quem fosse, conseguiu me dizer com quem os filhos de Adão e Eva transaram pra dar início `a Humanidade




Seguem minhas respostas às perguntas:




SOBRE A ORIGEM DA HUMANIDADE SEGUNDO O LIVRO DO GÊNESIS:


Gênesis 5:2
homem e mulher os criou. Quando foram criados, ele os abençoou e os chamou Homem (ADÃO, EM OUTRAS VERSÕES MAIS ANTIGAS).

Criou-os homem e mulher, e os abençoou, e deu-lhes o nome de homem, no dia em que os criou.
A bíblia diz que foram criados, abençoados e os chamou Homem!. Em algumas versões está os chamou Adão, que significa feito do barro.


É evidente que quando que a bíblia se refere a Adão, no plural se refere à humanidade.

Gênesis 1:27
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra

A Bíblia inicia, tratando a respeito da criação do homem antes mesmo de falar em Adão. Diz, que macho e fêmea os criou.
E no versículo seguinte, diz: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra. Ora pois, pode-se pensar então que, Deus ordena à espécie que havia criado, que crescesse e se multiplicasse sobre a Terra. Daí, já se pode ter noção, de que não apenas foram criados por Deus, Adão e Eva, mas junto a eles a humanidade.

O autor bíblico do Genesis, que segundo a tradição judaica é Moisés e dos outros livros do Pentateuco,  não poderia, pela lógica, narrar a história da humanidade sem reduzir a sua escala de observação em um casal de humanos, pois com que outra maneira poderia narrar a transgressão da humanidade!?
O objetivo do Autor, era narrar a origem do mal e não a história de todos os humanos. E nisso, não há contradição.


SOBRE O DITO INCESTO PRATICADO PELOS FILHOS DE ADÃO E EVA:

Já é sabido pelo que foi esclarecido acima, que outros seres humanos habitavam a Terra além de Adão e Eva, pois Deus criou-os Macho e Fêmea.

Ok, agora então a respeito do incesto, observemos a genealogia de Adão e Eva.

E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão.
E teve mais a seu irmão Abel: e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra
Genesis 4: 1-2

Aqui se olharmos pelo ângulo de que o casal em foco, eram na Terra, os únicos moradores, temos a idéia de que eram quatro os seres viventes, a saber: Adão, Eva, Caim e Abel.
Em seguida observa-se que Caim mata seu irmão Abel, e é amaldiçoado por Deus. É aqui onde esta o grande argumento de quem defende a tese que afirma ter acontecido o primeiro incesto da humanidade, pois, tendo Caim assassinado seu irmão Abel é amaldiçoado por Deus como veremos no trecho bíblico abaixo:

  Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar me matará.
O Senhor porém disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse.
E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Enoque: e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque.
Gênesis 4: 11-17

Nota-se que Caim teme a Maldição, teme por sua vida pois estava ameaçada, temia que quem o visse deseja-se lhe matar, (obs.: Eu mesmo se visse caminhando de bobeira, matava ele com todo prazer),  ora pois, se pelo modo de ver o mundo habitado apenas por Adão, Eva e Caim, haveriam então apenas três seres humanos na Terra, quem pois iria ameaçar a vida de Caim? Seus pais? Não, meus queridos. É salutar, entender que havia na Terra, já outros viventes além dos três citados, pois é o que venho mostrando neste texto.
Logo após no último versículo acima posto, Adão conhece sua Esposa na terra de Node. Mas peraí, para, para, para!!. Não eram apenas três (4-1=3), e esses por acaso não são os que compunham a família de Adão? É aqui meus caros, onde está toda a questão, a "prova" de que na Terra já havia sido multiplicada a espécie humana. Não teria sentido que Caim, conhece-se, se entenda, transa-se nos termos da minha querida amiga Neu, com a própria mãe !! Ora, vejam o versículo a seguir onde mais a frente no tempo, a Lei de Moisés, o autor do Gênesis condena o Incesto:

Deuteronomio 27:22
 Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe. E todo o povo dirá: Amém...  

SOBRE DEUS NÃO FAZER AS ARVORES COM 20 METROS DE ALTURA:

Ora pois, pois que, eu acredito piamente que 20 metros de altura não impediriam o homem de subir numa árvore. Afinal de contas somos dotados de braços e pernas, e em todas as civilizações que se conhece, existem árvores dessa altura e que são escaladas, ok ? Um coqueiro, por exemplo, que por sinal não existia aqui no Brasil Pré-Colonial, mas veio trazido da Índia, e eu tenho essa certeza em mim, me faz pensar nos indianos que primeiro conheceram os coqueiros, que não tiveram muita paciência pra esperar o advento da tecnologia de escada, para usufruir do côco.


Ok, ok, ok, sabendo disso, não seria boa estratégia divina, essa da árvore do conhecimento do bem e do mal com vinte metros, seria fácil por demais. Mas, entrando no cerne da questão que é a meu ver o fato de Deus ter criado o homem com um cérebro, conseqüentemente com o direito de escolha, o Livre arbítrio, o desejo, o sim e o não, o querer ou não querer. Imagina só, que, se Deus quisesse impedir desde lá do inicio a humanidade de transgredir, e aqui eu proporei uma estratégia infalível, só não a prova de água, Ele bem que podia ter criado robôs. Sim, robozinhos, robozões, com a mais apurada tecnologia de programação de seus sistemas, mas, acima de tudo, teria que fazer o mundo sem água, né? Senão robôs a prova de água ! genial minha idéia não? Enfim, poderia ser assim: E criou os céus a terra, etc e separou o céu da terra, e a terra separou (PASME!!) do óleo!!. Um? Aí já seria uma fonte de combustível e lubrificante pra esses seres cibernéticos programados e sem escolha. Eu acho que fui bem claro, Ã ? preciso falar mais ??? Sobre minha estratégia ?

Bom, continuando, sobre a serpente, a sabichona do pedaço, eu tenho uma leve desconfiança de que ela estava possuída pelo próprio! Pelo capeta! o Cão! (Deus é mais!) 
No livro do apocalipse, escrito por um cristão chamado João, que foi inspirado pelo Santo Espírito, o mesmo que inspirou Moisés a escrever o Genesis, Satanás é descrito como a antiga serpente, note:

  E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Apocalipse 12:9

Pois que, o próprio, ele mesmo, o caído, tem o poder, segundo as escrituras, de se transfigurar, como se vê versículo a seguir:

 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
2 Cor 11:15

Se ele tem poderes como o de se transfigurar como está claro na carta de Paulo aos coríntios, pode também e não preciso citar, por que é sabido que os espíritos malignos possuem de seres humanos a animais, mas só a título de informação posto a seguir um exemplo:

  E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
 Marcos 5:12

SOBRE DEUS TER PERGUNTADO POR ADÃO E EVA, ONDE ESTAVAM:

Aqui está! Deus sabe de tudo, mas a pergunta dele faz sentido. Porque Deus não faz a pergunta por não saber, ladies and gentleman, afinal como foi dito Deus sabe de tudo, é onisciente, mas o X da questão não é a onisciência de Deus, mas a limitação de Adão, esse sim não sabia tudo, e Deus o inquire pra que este perceba o quanto esta sendo burro em tentar se esconder de Deus. Sacô? É isso aí, é nois na bíblia morô?!


SOBRE O CASTIGO DOS RÉPTEIS  POIQUILOTÉRMICOS:

Define a Wikipédia que as serpentes estão mais próximas aos lagartos, sim os lagartos. Já as minhocas ao macarrão rsrsrs brincadeira Wiki novamente : 
Répteis (serpentes)
da família Typhlopidae
a família Leptotyphlopidae

 Minhoca pode referir-se aos  grupos de animais anelídeos;
Sou tentado a achar que as minhocas já foram criadas desde o princípio, rastejantes .
  
SOBRE A DIVERSIDADE DE CORES DOS SERES HUMANOS:

Minha cara Dicole perdoe a intimidade, você me recorda muito uma conhecida, é a cara dela, enfim, dando seguimento.
Eu estive em uma palestra a uns 5 ou 6 anos atrás de um cientista da NASA, brasileiro, criacionista por sinal, e nessa conferência, eu não me lembro os detalhes, mas sei que a partir de uma cor X, tal cor seria próxima a um pardo se me lembro bem  + ou - a cor dos nossos queridos nativos Tupi, uma cor afogueada, avermelhada, seria possível, cientificamente, que as outras cores de peles dos seres fossem determinadas pelo clima, ambiente, etc, mas eu não posso aqui provar isso, fica aí na pendenga essa questão, cabe a você creditar ou não sua crença em minha afirmação. Mas olhando a bíblia da maneira que propus desde início dessas refutações, não foi criado um casal, foi criada a espécie humana, e nada impediria God de criar um de cada cor, tamanho, olhos puxados, enfim.

- Ok, é isso o que eu tenho a responder, são essas as minhas opniões. Mas, quero deixar claro que em minha opinião, enquanto estudante de História até, que a bíblia pra mim é um livro compilado, como disse minha caríssima amiga "Teu", escrita ao longo de muuuuuuuito anos, e não se pode analisá-la empiricamente, equiparando métodos atuais de análise historiográfica a ela. Pois, incorre-se nisto, a possibilidade de cair no anacronismo, ou em analisar o passado com a visão do presente, erros graves.

- Peço aqui, por favor, que ninguém pense que eu afirmo minhas opiniões como verdades absolutas, são minhas verdades, meus pensamentos, os pensamentos de um mero aprendiz, que de maneira alguma deixo de achar que as idéias de vocês são para mim de grande utilidade, assim como espero que minhas idéias possam provocar em suas mentes o estímulo de filosofar a respeito. Como diria um conhecido meu, "Cada cabeça é um mundo, e a minha é só mais uma no meio de milhões delas".

Dedico honras e muitos louvores ao meu Criador Yavé, Jesus Cristo, e ao Sagrado Espírito, os quais formam a santíssima trindade que adoro e devoto minha fé.


Julho de 2010
Eli Bacellar

2 comentários:

  1. Oi Eli,

    Veja bem... (como diz o comercial... kkk) Nada contra suas especulações sobre o texto em sí - ler é fazer exatamente isso: tecer possibilidades, novas narrativas, interpretações. É re-inventar o texto à luz de nosso próprio contexto. Nesse sentido a Bíblia tem sido re-inventada milhares de vezes, por milhões de pessoas e grupos - uma olhada na multiciplidade de interpretações do mesmo texto em nosso tempo dá conta disso.
    Dito isso, penso que tentar discutir a origem da vída de um modo "científico" a partir do Gênesis é a maior furada... É impingir temas nossos, contemporâneos demais a um texto que não tem nossa ciência positivista como norma ou horizonte. O texto não prova nada. Nem quer provar! É um texto de inspiração religiosa, que conta - séculos e séculos depois - a história da formação de um povo (o hebreu), e que como toda narrativa religiosa, tem início com uma "narrativa criacional", propondo que nos tempos antes desse tempo, se deu o início de todas as coisas.
    Essa é a única "prova" que os leitores primeiros precisavam: Deus os quer, os ama, os fez (é assim mesmo que escreve? rs), recorrendo a linguagem poética para isso descrever - e como já se sabe, a "verdade" da poesia não está na sua facticidade, mas sim no seu poder de encantar o leitor.
    O que passa disso portanto, é nossa especulação moderna, cientificista, positivista quem nos obriga a querer espremer o texto em busca de coisas que ele não se propõe. É por isso que digo a algum tempo que o tal Fundamentalismo nada mais é do que um filho bastardo do positivismo - tenta fundar a fé a partir de provas científicas (hã? como? quem?)
    Eu acho que é isso...
    Um grande abraço, e siga na curiosidade em relação aos textos e a vida.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente pastor e é sobre não poder analisar a bíblia pela histoiografia, que trato no fim do texto com detalhes. Creio na bíblia, exatamente do modo como vc observou, um livro pra se crer.
    Todas as minhas refutações nesse texto, são conjecturas que usei pra, de certa forma, me divertir com os questionamentos levantados na comunidade do Orkut, mas nem por isso deixo de vê-los com certa seriedade, afinal são questães que quase ninguém se dispõe a tratar, mas que todos se perguntam, por que.
    Fico feliz pelo comentário e participação na discussão, uma grande abraço.

    ResponderExcluir