terça-feira, 4 de outubro de 2011

Fazer enquanto existe vontade, enquanto existe.

O que tem de ser feito, deve ser feito no momento em que existe a vontade de fazer. Não funciona programar fazer algo amanhã. O "amanhã" é um recurso da mente indisposta, que prorroga responsabilidades e deveres sempre que pode.

Tudo que existe é fruto da vontade, do interesse de alguém em um objeto. Portanto, se hoje sinto vontade de fazer algo, esse algo existe, faz parte do mundo representado em minha vontade e interesse naquilo. "Amanhã", é muito longe pra vontade. 

E, como diria Schopenhauer:
"[...] o mundo todo, como representação, é apenas a visibilidade da vontade", " O homem comum, este produto da natureza, tal como esta o apresenta diariamente aos milhares, é incapaz, ao menos de modo persistente, de uma observação em todo sentido inteiramente desinteressada: ele pode dirigir sua atenção às coisas somente enquanto estas apresentam uma relação qualquer, mesmo que apenas mui midiatizada, com sua vontade."

Daí, perceber, a importância de fazer o que tem de ser feito pra o bem, no momento em que existe vontade, enquanto a representação daquele seu mundo ainda existe.

Outubro de 2011
Eli Bacellar

Nenhum comentário:

Postar um comentário