segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Uma conversa que tive com uma amiga sobre o DÍZIMO


Hoje, ao chegar na Faculdade, fui chamado por uma amiga para ouvir uma história que tinha acontecido com ela  em sua igreja. Eu prontamente me pus a ouvir. 
Falava de sua inquietação em relação a algumas atitudes de seu pastor, que semanalmente, às quartas, fazia uma campanha de uma tal rosa vermelha, que era entregue aos fiéis para que recebessem uma benção especial, visando atrair através desse simbolismo, um maior número de fiéis. Acontece que, minha amiga começou a perceber, que os tais fiéis, só apareciam então, durante as quartas para pegar a rosa, receber a  bênção especial e nos outros dias sumiam. 

Outra coisa que incomodava minha amiga, era o fato de seu pastor, no momento da arrecadação dos dízimos e ofertas, dizer: "Irmãos tragam os dízimos ao altar e se não tiverem, peçam ao irmão do seu lado". 

Mais um  fato que lhe tirava do sério, era o fato de o Pastor de sua igreja, pedir que os fiéis, dessem o dízimo do bruto de seus salários e não do  líquido, onde vem descontados os impostos de INSS, etc. Situação interessante, pois me faz a essa altura da história, levantar a Hipótese de haver aposentadoria e outros benefícios nos céus, afinal de contas, esses impostos e tarifas básicas devem trazer algum benefício do tipo, um apartamento com vista para as ruas de ouro da Jerusalém celeste, serviço de quarto feito por anjos, coisas do tipo.



Bom, agora entro com os comentários que fiz para minha amiga a respeito desses fatos:

Comecei pedindo que me emprestasse sua bíblia, por sinal uma bíblia editada pela igreja "X", que ela frequenta. Abri no livro do profeta Malaquias, no famigerado capítulo do dízimo, a saber cap 3, a partir do versículo 8 e lá dizia:

Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.



Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa (AQUI ESTÁ), 
depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.



Bom, dá para ver que Deus é bem enfático em dizer que o povo de Israel, estava roubando a Deus em não trazer todos os devidos dízimos à casa do tesouro. Ora pois, pois que, nesse momento em que Deus adverte seus devotos a levarem o dízimo à casa do tesouro, ele também fala que tal contribuição que lhe é devida, servirá para que haja mantimento na casa dele. Ora, eu pergunto: De que casa Deus está falando? Minha amiga respondeu que era a igreja. Será? 

A resposta é não. Nesse trecho de Malaquias, Deus exorta os Judeus do velho Testamento a ofertarem no Tabernáculo, onde haviam necessidades a serem supridas, como a manutenção do templo, o alimento dos sacerdotes, dos levitas, na compra dos azeites e especiarias, novilhos, cabritos, ovelhas e demais animais usados como oblação, nos rituais de expiação de pecados do povo de Israel. Vale lembrar que nesse momento, ainda não havia Jesus morrido na cruz para nos salvar e perdoar de todos os nossos pecados.

Tendo Jesus, morrido na cruz, oferecendo-se como cordeiro imaculado, em sacrificio por nossos pecados e rasgado o véu do tabernáculo, tornando inúteis todos os antigos rituais de expiação, cada um de nós, filhos da nova aliança com Deus, passamos através do Espírito Santo, a ser o templo de Deus e não mais o tabernáculo. Ora pois, pois que, o dízimo não é mais necessário, por não haver mais templo físico, todavia, pode-se ler no novo testamento, que na nova aliança, haviam sim as ofertas que eram trazidas aos apóstolos, segundo o desejo do coração que cada cristão sentia de dar, mas, essas ofertas tinham uma finalidade, vamos portanto ver em Atos dos Apóstolos Cap4 Vers32 - 35 como está escrito:   


Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham(AQUI ESTÁ).Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles.Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da vendae o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um.

Pode-se perceber, que as ofertas tinham a finalidade de todos trazerem ofertas, para suprir a necessidade de quem tinha menos, não havia lá uma placa escrito: Esse dinheiro é pra construção do templo X, ou, esse dinheiro é para pagar o ar-condicionado e bancos acolchoados, ou, esse dinheiro é para a compra do terreno tal.O que era ofertado era distribuído, aos mais necessitados. 
Aí eu então eu pergunto parafraseando Carlos Drummond de Andrade: "E agora José?"; E agora fiel?; E agora Cristão?
É por acaso isso, essa distribuição de renda e posses, o que nós temos visto nas igrejas?. 
Continuemos na Bíblia, agora em 2 Pedro Cap1 vers 1-3:

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.E POR AVAREZA FARÃO DE VÓS NEGÓCIO COM PALAVRAS FINGÍDAS; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

Ora ora, são os falsos mestres, falsos doutores, para quem está reservada a sentença, cuja a mim não cabe julgar, mas ao justo Juíz, a saber: Jesus Cristo, no dia do Juízo. 
Mas, sei que cabe a mim, analisar as escrituras, a palavra da verdade, pra que não caia no erro de ser mais um seguindo um desses falsos profetas.
Olho vivo cristão! 

Um abraço a todos
Eli Bacellar

Nenhum comentário:

Postar um comentário